Outra coisa que recebeu a maior atenção dos invencionistas de plantão foi a vestimenta padrão adotada no Brasil: sapato, meia, cinto e gravata pretos e camisa de manga longa branca, tudo social. Para alguns esta vestimenta alvinegra é um simbolo de luto pela morte de DeMolay. Para outros é a escuridão que passa pela vida do jovem até ele escoher um caminho de luz etc etc etc.

São interpretações pessoais que respeito. O importante é que, na passagem pela vida DeMolay aprenda-se algo para a vida fora dela. Mas aí entra outra vez o problema de querer oficializar o que não existe. A vestimenta não tem qualquer siginificado oficial sendo apenas a opção escolhida para padronizar-se a vestimenta por todo o Brasil. Por quê?
Simples. A Ordem DeMolay Americana (de onde viemos enquanto DeMolays)não padroniza seu traje, podendo-se usar paletó ou não. Gravata ou não. Terno dessa cor ou daquela outra. E a gente toca a chamar o povo de bagunceiro, desorgnizado ou sem estilo. E às vezes tendo a concordar com esta linha de pensamento. Só que primeiro temos que conhecer as coisas. Se alguém já teve tempo de ler as instruções gerais (Que não são tão secretas assim. Você pode baixá-las em inglês no www.demolay.org)

deve ter prestado atenção que a vestimenta que é padrão para os americanos é a capa tipo pereline preta forrada de vermelho etc. Ou seja, os americanos não usam esta nossa padronização simplesmente porque quem usa traje padronizado lá são os Oficiais. Nenhum ccapítulo será impedido de organizar uma vestimenta única, mas não será obrigado a fazê-lo também. O que é certo é que nós (brasileiros) inventamos a roupa padrão e com o único intuito de organizar mais a coisa. Não tem nada a ver com o asssassinato de nosso querido Molay.
Aí entram outros debates como o caso dos Seniores que usam roupas de cores diferentes e provocam uma verdadeira dor de cabeça em alguns conservadores. Mas cabe lembrar que se os Seniores não disfrutam de qualquer privilégio dentre os que tinha quando era Atvio, não estão sujeitos a algumas leis como por exemplo as de vestimenta. Mas isso deve ser discutido depois. O que podemos concluir na verdade é que o simbolismo da roupa do DeMolay é uma interpretação pessoal que foit erroneamente generalizada. Como muita coisa por aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário